CrossFit x Musculação: Quais as diferenças entre as modalidades?

CrossFit é, sem dúvidas, uma das modalidades que mais cresceu nos últimos anos. Com cada vez mais adeptos e com Boxes abrindo todos os dias pelo Brasil e pelo mundo, o CrossFit promete (e entrega), dentre outras coisas, resultados incríveis. Mas e a Musculação? As academias tradicionais estão sendo abandonadas? Estão perdendo espaço no mercado? Confira nesse artigo as principais diferenças entre CrossFit x Musculação!

Nada disso! Elas continuam bombando e a Musculação ainda é uma das atividades físicas mais praticadas do mundo!

A verdade é que ambas as modalidades vão funcionar, desde que o praticante se dedique, e não há um método que seja melhor que o outro, tudo vai depender do objetivo de cada um. É por isso que hoje vamos falar sobre as diferenças e similaridades entre o CrossFit e a Musculação!

Como funciona a Musculação?

O treino “padrão” de Musculação é voltado, principalmente, para a parte estética. O mais comum é que os grupos musculares sejam divididos e o praticante tenha 2 ou 3 treinos diferentes para realizar e repetir ao longo da semana. Cada treino pode trabalhar um ou mais grupos musculares, mas normalmente é dividido em membros superiores e inferiores, podendo ter subdivisões, dependendo da frequência e do preparo do praticante.

Na Musculação, o treino de cada indivíduo deve ser diferente e direcionado para o seu objetivo, seja hipertrofia, emagrecimento ou condicionamento. Tudo vai depender do instrutor, profissional capacitado a organizar os exercícios e séries do treino.

Além da escolha dos exercícios que a pessoa deverá fazer, existem outras variáveis na Musculação:

  • Carga: quantidade de peso a ser colocado na barra, nas polias, nas caneleira etc
  • Amplitude: “tamanho” do movimento (até onde a pessoa deve descer em um agachamento, por exemplo)
  • Tempo de descanso: quanto tempo o praticante deve descansar entre uma série e outra de um mesmo exercício ou na troca entre eles
  • Cadência: velocidade do movimento a ser executado (quanto tempo o praticante deve demorar durante a descida e a subida em um agachamento, por exemplo)

Além disso, dependendo se o objetivo é ganho de massa (hipertrofia) ou emagrecimento, também deve ser levada em consideração a alternância entre Volume e Intensidade: quanto maior o volume (quantidade de repetições de cada exercício ou quantidade de exercícios), menor tende a ser a intensidade desse treino (velocidade de execução, carga, amplitude ou diminuição do intervalo de descanso).

Como funciona o CrossFit?

O CrossFit não tem rotina fixa e o praticante provavelmente nunca repetirá um treino! Isso acontece porque a cada dia é pensado um WOD (“Workout of the Day” ou “treino do dia” em tradução livre) diferente.

Quem monta os treinos é o Head Coach (treinador principal) do Box (nome que é dado à academia de CrossFit) e a aula é feita em grupo, com os mesmos exercícios para todo mundo, mas com adaptações podendo ser feitas de acordo com a individualidade de cada praticante. Ela dura, normalmente, apenas 1h e é dividida em:

  • Aquecimento: momento no qual o treinador (coach) passa uma série de exercícios leves para aquecer os músculos e lubrificar as articulações, preparando o corpo para o que será exigido no WOD
  • Técnica ou Força: esse momento vai depender do treino e pode ser uma aula técnica de algum movimento específico ou uma sequência de força, como agachamentos pesados, por exemplo
  • WOD: esse é o desafio do dia, continue lendo que vamos falar mais sobre ele aqui embaixo
  • Alongamento: momento no qual o coach passa uma sequência de alongamentos que vão ajudar na recuperação muscular e diminuir a frequência cardíaca, que costuma subir durante o WOD

WOD

Esse é o momento que busca forçar o praticante a desempenhar o seu melhor. Seja ele por tempo, quantidade máxima de repetições ou carga, normalmente é um grande desafio e nem sempre todos na aula conseguem terminar o que é proposto.

A gama de opções de exercícios é enorme e cada WOD pode mesclar variações deles e ainda misturar exercícios entre si. Eles são divididos em:

  • Levantamento de Peso Olímpico (LPO): Os famosos Clean and Jerk (arremesso), Snatch (arranco) e variações
  • Ginástica Olímpica: Barra fixa, Hand Stand Walk (caminhada com as mãos de cabeça para baixo) e subida de corda são alguns dos muitos exemplos de exercícios ginásticos que podem ser feitos
  • Condicionamento Metabólico: Pulos na caixa, corridas, remadas, pedaladas na bicicleta e, é claro, os famosos burpees!

Por mais que as imagens mais famosas de CrossFit mostrem super atletas fazendo coisas muito difíceis ou levantando pesos pesados, todas essas atividades possuem diversas adaptações e exercícios educativos, tornando o esporte muito inclusivo.

Quer saber mais sobre o CrossFit? Leia aqui: Já vamos falar sobre CrossFit x Musculação!
Como surgiu o CrossFit? Uma história de superação
Os três pilares do CrossFit

Diferenças entre CrossFit e Musculação

Rotina

Sabe aquela pessoa que já se matriculou várias vezes na academia e nunca conseguiu dar continuidade? Talvez o lugar dela seja no CrossFit! Por ser uma modalidade sem rotina, é a atividade perfeita para quem costuma enjoar do treino e perder a motivação.

Rotina de treino no CrossFit

Enquanto isso, na Musculação, assim que o praticante recebe sua planilha de exercícios, normalmente realiza a mesma rotina por alguns meses antes de “trocar de treino”.

Estética

Para quem busca “ficar gigante” ou aquele corpo estilo “PaniCat”, a Musculação talvez seja a melhor opção, afinal é possível ter mais controle sobre quais partes do corpo vão ser exigidas com mais intensidade buscando hipertrofia. No CrossFit é trabalhado muito mais o ganho em aptidão física e a hipertrofia é apenas consequência.

Comunidade

Em um Box de CrossFit está todo mundo na mesma situação: buscando dar o seu melhor, independente se é iniciante ou um atleta de competição. Além disso, alguns treinos são programados para que sejam feitos em duplas ou grupos, fazendo com que todos interajam entre si. Isso tudo faz com que as pessoas se identifiquem e se unam, criando uma comunidade ao redor do Box, que é excelente como fonte de motivação.

Já aquelas pessoas que gostam de treino mais tranquilo, com seus fones de ouvido e no seu próprio ritmo talvez se sintam mais confortáveis em uma academia de Musculação.

Resultados

Por mais que o foco do CrossFit não seja necessariamente a parte estética, é um ambiente no qual o praticante é constantemente motivado a dar o seu melhor, o que faz com que os resultados apareçam bem rápido, principalmente quando se fala de emagrecimento.

Além disso, devido à falta de rotina e à comunidade formada, acaba sendo uma modalidade com poucas idas e vindas de alunos, e essa continuidade no processo também ajuda nos resultados individuais.

Horários

Em uma academia de Musculação, há quem consiga realizar tudo em um tempo curto e há aqueles que ficam 2h na academia, cada um faz seu treino individual organizando seu próprio horário.

Além disso, há a vantagem de que você pode chegar e sair de lá na hora que quiser ou puder, enquanto no CrossFit, depois que a aula começa, não há como entrar no meio do WOD.

Valor

Normalmente, o valor do CrossFit é mais alto do que o de uma academia de Musculação. Isso acontece porque os profissionais precisam de uma capacitação própria da modalidade e também porque, em uma academia, é comum que haja mais alunos por treinador presente do que em um Box.

CrossFit X Musculação

Agora que você já conhece as particularidades de cada modalidade, está na hora de pensar o que você busca e qual tipo de atividade combina mais com você.

Lembrando que as duas modalidades podem ser praticadas por qualquer pessoa, o importante é que haja um bom profissional que possa adaptar os treino. Importante salientar também que nada do que foi dito aqui é regra em todos os Boxes ou academias, tudo vai depender do praticante, do treinador e do ambiente!

Ah, e não esqueça da dieta: para obter bons resultados, tanto na parte estética quanto no desempenho, é importante se alimentar de maneira adequada!

Agora conte para a gente: Qual é a sua atividade favorita, CrossFit x Musculação? Você já praticou ambas? Qual teve melhores resultados de acordo com o seu objetivo? Escreva nos comentários abaixo!

João Paulo Baptista

João Paulo Baptista

Criador do Burpee.com.br. É apaixonado por esportes e atividade física. Já tentou a carreira de jogador de futebol, mas não teve sucesso. Acredita que se exercitar é um dos fatores mais importantes para a melhora da saúde e qualidade de vida. Atualmente pratica Crossfit e musculação.

1 Comentário
  1. Estou na academia por 4 neses seguido,já estou tendo resultado graças às sulas de strong,aproveito que já estou na academia e pratico um pouco de musculação
    É muito bom

    Deixe uma Comentário


    Sobre Nós

    Criado em 2018, o Burpee.com.br tem a missão de levar para você as informações sobre os mais diferentes esportes. 

     

    Nossos guias de compra são feitos por uma equipe de especialistas, para facilitar suas compras.

    Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado sem nenhum custo para você.

    © 2018-2024 Burpee – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
    www.burpee.com.br
    Logo
    Enable registration in settings - general