A pergunta é clássica: crossfit emagrece? Pra caramba! Entenda como o crossfit faz você emagrecer tão rápido, quantas calorias pode gastar por treino e o que fazer para acelerar ainda mais a queima de gordura.

Entenda como o crossfit faz você emagrecer tão rápido

Uma série de fatores associados potencializam a queima de gordura, como o gasto calórico, o desempenho metabólico e a alimentação, por exemplo. Neste post, entregaremos o jogo do que você pode fazer para eliminar o máximo de gordura no menor tempo possível com ajuda do crossfit.

Mas afinal, crossfit emagrece?

Crossfit é um esporte de alto gasto calórico, sim! Até mais do que o spinning, jump, Zumba e outros. Mas, antes de tomar a decisão de praticar o esporte visando o emagrecimento, é importante entender a diferença entre perda de peso e perda de gordura.

Emagrecer (diminuir a porcentagem de gordura corporal) é uma consequência inevitável da atividade física, principalmente dos treinos intensos do crossfit. No entanto, como já falamos no post Benefícios do crossfit para sua mente e corpo, os treinos são compostos por três modalidades de exercícios: Levantamento de Peso Olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico (cardio). Ou seja, o crossfit faz você gastar calorias no mesmo ritmo que ganha massa muscular. Massa muscular que pesa e cresce. Apenas alguns dos benefícios do crossfit.

Ganho massa muscular com crossfit

Pessoas que apenas querem emagrecer – sem aumentar massa “magra”ou tonificar músculos – podem até achar que o crossfit demora a apresentar resultados. Porém, eles estão lá, pode crer nisso. Você está gastando centenas (talvez milhares) de calorias por treino, sua porcentagem de gordura está diminuindo num ritmo acelerado, mas também há massa muscular pesando e crescendo por baixo de tudo isso.

A melhor parte? Você não só emagrece, mas tonifica os músculos e ainda desenha o corpo. 😉

Queima de até 1.000 calorias por treino

Se você já se perguntou quantos quilos você pode emagrecer com o crossfit, saiba que único treino de pode resultar na queima de até 1.000 calorias! Desde que composto por exercícios intensos de diferentes modalidades (LPO, ginástica e cardio).

Crossfit emagrece quantos quilos?

Como o crossfit explora e desenvolve todo o potencial do corpo, o gasto calórico é proporcional ao desempenho. Significa que você aumenta a intensidade dos exercícios – e, consequentemente, sua queima de gordura – a cada treino.

Portanto, alcançar o gasto de 1.000 calorias por treino depende só de você.

Como emagrecer ainda mais rápido com o crossfit?

Primeiro, não fique de olho só em quantos burpees faz por dia. O emagrecimento – ainda mais o rápido emagrecimento – é potencializado por fatores combinados com a atividade física, como alimentação, saúde, qualidade de sono e metabolismo.

Como emagrecer com crossfit?

O crossfit melhora seu condicionamento metabólico, tornando seu corpo mais eficiente em eliminar o que está em excesso e aumentar o que está escasso. O corpo em equilíbrio, somado a alta intensidade dos treinos (já característica do crossfit) faz seu processo de emagrecimento começar em velocidade máxima. No entanto, o esporte não vai fazer todo o trabalho por você.

Máquina nenhuma funciona sem combustível, com combustível de má qualidade ou peças desgastadas. Para dar tudo de si, é importantíssimo estar com a saúde (física e mental em dia), dormir bem e se alimentar bem.

E o que é se alimentar bem? Errou quem respondeu comer só legumes e verduras. O crossfit é um esporte de altíssima intensidade e necessita de carboidratos tanto quanto de carne e saladinha. Se alimentar bem é ter uma dieta balanceada, própria para seu gasto de energia diário. Não exite em procurar um nutricionista para dar uma força nisso!

Intensidade do crossfit

Falando em ajuda profissional, a proporção de gasto calórico x ganho de massa muscular depende de cada treino. Alinhe seus objetivos com o personal que acompanhará você.

Em resumo, para emagrecer ainda mais rápido, não se esqueça de:

  • Dar ao corpo o merecido descanso;
  • Comer o que o corpo precisa;
  • Fazer check-ups na saúde regularmente;
  • Buscar aconselhamento profissional sempre que necessário;
  • Dar tudo de si nos treinos!

Esperamos ter respondido a questão: Crossfit emagrece de verdade? E se você já emagreceu muito com o crossfit, como foi o processo? Quantos quilos emagreceu e em quanto tempo? Demorou até ver algum resultado? Quais exercícios mais ajudaram no processo?