Você poderia imaginar que o crossfit surgiu de uma história de superação? Contamos pra você como surgiu o crossfit que você pratica hoje!

Como surgiu o crossfit?

Uma história de superação

O fundador do crossfit se chama Greg Glassman. Ainda na infância, Greg contraiu poliomelite, uma doença que pode causar perda de força muscular, dos reflexos ou paralisia, especialmente em um dos membros inferiores.

Greg descobriu na ginástica uma maneira de converter as sequelas deixadas pela doença, porém, nunca se identificou muito com o método das academias tradicionais. Os trabalhos não exploravam tudo que seu corpo poderia (e precisava) realizar, mas uma parte do corpo de cada vez.

Greg Glassman - Fundador Crossfit

Após passar por sete academias diferentes durante a juventude, sem se identificar com nenhuma, Greg decidiu criar seu próprio método de treino funcional. A essa altura, ele já tinha recuperado sua mobilidade e adotado um novo objetivo: ser o melhor. Um atleta até poderia levantar mais peso que ele, outro poderia pedalar mais quilômetros, mas será que poderiam vencê-lo nas duas coisas juntas?

Não bastava ser o mais forte se não fosse o mais resistente. Seu corpo já havia conseguido muito e poderia conseguir ainda mais, com os estímulos certos.

“Se esconder das suas fraquezas é a receita para a incapacidade e o erro.” – Greg Glassman

Greg percebeu quanto ganharia em desempenho se trabalhasse não só um músculo ou outro, mas a “máquina” por inteiro. Assim começou a desenvolver os exercícios funcionais que dariam origem ao crossfit que conhecemos hoje.

Como surgiu o crossfit oficialmente

Quando Greg abriu sua academia em Santa Cruz, Califórnia, ainda não tinha criado o crossfit oficialmente. Seu trabalho como personal trainer ganhou popularidade aos poucos, até ser contratado para treinar o departamento de polícia da cidade. Logo não houve mais tempo para aulas particulares e a solução foi partir para as aulas em grupo.

O desempenho melhorou ao invés de piorar. As atividades em equipe só trouxeram benefícios: o senso de comunidade motivava os alunos, enquanto ele otimizava seu tempo.

Assim, em 2000, surgiu oficialmente a comunidade de crossfit.

A maior onda fitness dos últimos anos

Essa comunidade cresceu rápido. Embora pareça simples, a ideia de um preparo generalizado do corpo nunca havia sido traduzida para uma metodologia antes.

O crossfit conquistou rapidamente desde simpatizantes da vida saudável até atletas profissionais dos mais variados esportes. Hoje, existem modalidades de treinos voltadas para competidores e até mesmo crianças, porque o corpo humano foi feito para correr, pular, empurrar, escalar e agachar. Esquecer disso é quase como esquecer nosso potencial.

Não é para menos que, em 2014, apenas 14 anos após o crossfit ser criado, haviam mais de 10 mil academias espalhadas pelo mundo. Em 2018, estamos alcançando a marca de 15 mil afiliadas.

Crossfit em 2018

Por isso, muitos acreditam que Greg não criou um esporte. Criou mais uma oportunidade de descobrir a tão desejada qualidade de vida. Talvez até uma filosofia de vida.

Quer conhecer o Greg um pouquinho melhor? A Naty Graciano foi conhecer o cara! Olha só:

E você, acredita nisso? O que levou você a praticar o esporte? Já sabia como surgiu o crossfit? Comente!