Já pensou em testar seu condicionamento na maior competição de CrossFit do mundo? Saiba como participar do CrossFit Games e os desafios que pode enfrentar!

Sobre o CrossFit Games

O CrossFit Games é composto por três etapas, sendo as duas primeiras eliminatórias e, a terceira, a grande final. Não é nada fácil estar na última. Pra você ter ideia, 99,9% dos inscritos ficam pelo caminho. E a competição fica mais insana a cada ano.

Um atleta mediano das regionais (2ª etapa) de 2017 é drasticamente mais condicionado do que os campeões de 2007.

Conheça as etapas

1ª etapa: CrossFit Open

Esta é a etapa mais demorada, pois dura cinco semanas e tem o maior número de participantes. Atletas do mundo todo enviam seus scores para serem avaliados e tentar uma classificação para as regionais OU apenas testar seu desempenho, conferindo sua posição no ranking mundial.

O CrossFit Open é totalmente online. Você se inscreve e aguarda a liberação do WOD (Work Out of the Day, ou Workout do Dia) da semana, que é liberado sempre no fim da tarde das quintas-feiras.

Os participantes tem até segunda-feira para postar, no site do CrossFit Games, seu vídeo realizando o WOD. Caso o exercício não tenha sido feito num box com um juiz afiliado, é preciso se atentar bem aos requisitos exigidos pela competição para que o vídeo seja considerado válido.

Só os melhores de cada uma das 17 regiões vão para as regionais. Já apresentamos aqui no blog os cinco atletas brasileiros classificados para a edição deste ano.

2ª etapa: Regionals

A etapa regional é pauleira. São três dias, distribuídos em três finais de semana, de desafios intensos ao vivo. Os melhores de 17 regiões do mundo competem entre si cara a cara, mas não todas ao mesmo tempo. Por exemplo: em 2018, os atletas latino-americanos competiram contra os atletas do Sul e Sudoeste dos Estados Unidos. O número de classificados não é o mesmo para cada região.

Da América Latina, Ásia e África participam os 10 homens mais condicionados, as 10 mulheres mais condicionadas e os 10 times mais condicionados. Da Europa e Austrália participam 30 homens, 30 mulheres e 20 equipes. EUA e Canadá contam com 20/20/15. 3ª etapa: The Games A última etapa reúne os 40 homens, 40 mulheres, 40 equipes e 40 adolescentes mais condicionados do mundo.

Os atletas vão preparados para encarar qualquer desafio. Não é dado nenhuma prévia de quais serão os WODs a serem executados nos dois dias de competição. Esse fator surpresa é o que apimenta o evento, tanto para quem participa quanto para quem assiste.

É quase um “Jogos Vorazes” do CrossFit. O que é necessário para participar Ser maior de 14 anos. Só. Por isso a primeira etapa é INSANA! Mas o CrossFit Games é muito pouco sobre ganhar e quase tudo sobre competir. A competição é um dos grandes combustíveis do esporte.

A verdade é que a maioria dos inscritos no CrossFit Games não espera, realmente, chegar à final, sequer às regionais. O principal objetivo de quem se inscreve é testar limites, se desafiar, se superar e, pelo ranking da Open, receber um “feedback” do próprio desempenho.

Em resumo, você não precisa almejar um título de campeão para se inscrever no CrossFit Games (embora sonhar com um não faça mal algum aos treinos). O maior benefício, neste caso, é realmente participar.

E aí, ficou com vontade de participar da próxima edição, agora que você já sabe como participar do Crossfit Games? Fique de olho: em geral, as inscrições para a Open abrem no mês de janeiro. Queremos ver você quebrando os próprios recordes! Ah, e se você acha que quer começar com uma campeonato “menor”, veja essa lista com outros campeonatos de Crossfit para você participar!