Se você acha que box de crossfit é tudo igual, está enganado! São vários os fatores que tornam um local bom ou não para seus treinos. Listamos aqui algumas dicas de como escolher box de crossfit ideal pra você. Confira!

Por que é importante ter cuidado na escolha?

É claro que fatores como localização, acessibilidade e valores influenciam na escolha de um box para treinar, mas é importante que não sejam os únicos. Às vezes, o box mais perto (ou mais barato) pode não ter uma estrutura adequada pra que você alcance os melhores resultados.

Box de Crossfit ideal para você

Por exemplo: entre se deslocar alguns quilômetros a mais e treinar com um coach experiente OU treinar pertinho de casa e “ganhar” uma lesão por falta de instrução, o que é melhor? Pense nisso!

Claro, isso não quer dizer que localização ou preço não têm importância. Apenas quer dizer que existem alguns outros fatores que devem ser observados com atenção antes de se matricular.

Dicas de como escolher box de crossfit ideal pra você

1) Conheça os coaches

Quando se fala de crossfit, é fundamental falar em segurança. Sabemos bem que os exercícios intensos do esporte podem facilmente provocar lesões, caso o aluno não esteja bem preparado e bem instruído por coaches experientes.

Quando for conhecer um box, converse com todos os coaches. Qual a experiência deles? Há quanto tempo dão aula? São simpáticos, atenciosos, tiram todas as suas dúvidas? Vale também falar quais são seus objetivos com o crossfit e perguntar se os coaches têm alguma sugestão específica para você.

Conheça Coach de Crossfit

Ah, e não se esqueça de ficar algum tempo observando a movimentação dos coaches pelo box. Veja se eles circulam entre os alunos, tiram dúvidas, acompanham os exercícios, ou se apenas quando solicitados.

2) Verifique se há equipamentos de qualidade

Este é outro fator que tem tudo a ver com segurança. Os equipamentos não precisam ser de última geração para que você obtenha bons resultados, mas é importante observar qual seu estado de conservação, além da variedade.

Equipamentos Crossfit de Qualidade

Aqui, vale trocar ideia com alguns alunos, para saber se eles sentem falta de algum equipamento ou se existe “fila” para realizar algum exercício.

3) Pense na estrutura de que você necessita

Antes de mais nada, você já sabe qual será sua rotina nos dias de treino? É importante pensar na dinâmica do seu dia para ter certeza de que o box terá a estrutura da qual você necessita.

Por exemplo, se você for direto para o trabalho após os treinos, o box oferece um chuveiro bacana? Se precisar tomar café da manhã por lá, o box tem lanchonete ou há alguma padaria próxima? Se você for de carro, tem estacionamento próprio ou conveniado? Qual o valor do estacionamento?

Tudo isso precisa ser levado em consideração, portanto, pense em qual será sua rotina e na estrutura que o box deve ter para facilitar seu dia.

4) Confira o número de alunos do box

É legal frequentar um box agitado, para dar aquele gás nos treinos, mas é bom prestar atenção se não há superlotação. Muitas vezes os boxes aceitam mais alunos do que conseguem administrar, o que pode acarretar uma série de problemas, como disputa por equipamentos e coaches se desdobrando para atender a todos. Isso pode, sim, prejudicar seu desempenho, especialmente se não receber a atenção necessária dos instrutores.

Número Alunos Box Crossfit

Como já comentamos no post 10 box de crossfit que vale a pena conhecer em São Paulo, alguns boxes limitam a quantidade de alunos por aula. Pode ser uma opção bem bacana, caso essa seja sua preocupação.

5) Visite o box no mesmo horário em que pretende treinar

Esta é uma dica de ouro para observar os itens citados acima. De nada adianta sair do box acreditando que tem poucos alunos se sua visita não foi no horário em que pretende frequentar. Faça sua visita – melhor ainda, sua aula experimental – no horário que tiver escolhido para treinar no dia a dia.

Visite Box Crossfit no Horário que Pretende Treinar

Isso é bom, inclusive, para que você conheça os coaches que cobrirão seu turno, além de alguns alunos.

6) Veja se o box oferece serviços extras

Esta dica pode até ser essencial para quem está pensando em fazer crossfit visando melhorar o desempenho em outros esportes ou na profissão. Nesse caso, um box que também ofereça serviços de fisioterapia ou quiropraxia facilita bastante. Desgastes ou dores podem ser tratadas de imediato, prevenindo lesões mais graves.

Alguns boxes também oferecem acompanhamento com nutricionistas, para que você possa adequar sua dieta ao seu treino com maior praticidade. Pense se serviços nessa linha seriam bem-vindos na sua rotina!

O que achou dessas dicas de como escolher o box de crossfit ideal? Tem mais algum fator que seria decisivo na escolha do seu box? Tem alguma dúvida? Conte aqui nos comentários!