Se você não é mais scale faz tempo, já está vivendo a vida de competidor e quer planejar seu calendário de campeonatos de CrossFit, esse texto é para você!

Separamos aqui 10 campeonatos de CrossFit do Brasil para que você escolha, organize seus treinos e chegue na data da competição com a melhor performance possível para alcançar seus objetivos!

Ah, e se você ainda não está competindo, que tal se inspirar em alguns atletas brasileiros? 10 atletas brasileiros de CrossFit que vale a pena seguir.

Confira essa lista com 10 campeonatos de CrossFit para você participar:

1 – Wod League

O WOD League é o campeonato de CrossFit que vai até você. São várias edições ao longo do ano, distribuídas pelo país. A competição é realizada toda em um único dia, com 3 ou 4 provas e sem cortes. Ele é realizado em duplas ou trios nas categorias Iniciante, Scaled e Rx (ocasionalmente com Masters e Teens).

https://www.instagram.com/p/B2mPmBHFkM8/

A data da competição depende do local onde você decidir competir, confira todas no site do evento.

2 – Arena Challenge

O Arena Challenge é o maior campeonato de CrossFit do Norte e Nordeste e acontece em Salvador, na Arena Fonte Nova. O formato do evento é por trios (masculino e feminino) nas categorias RX, Intermediário e Scaled, e individual (masculino e feminino) para a Elite.

As duas edições já realizadas aconteceram em Abril de 2018 e em Agosto de 2019. Ainda não há previsão de data para 2020.

3 – Iron Wod

Esse é o campeonato de CrossFit que acontece no maior palco do esporte nacional: o Maracanã! Com workouts criados por ninguém menos do que Pablo Chalfun, o Iron Wod teve apenas duas edições, mas com uma quantidade super alta de atletas e público.

Normalmente acontece no primeiro semestre do ano, mas ainda não tem data confirmada para 2020.

4 – Kvra Games

Um dos campeonatos de crossFit mais antigos do país, o Kvra Games já está em sua 12ª edição. As categorias são as clássicas: Scaled, Intermediário, RX e Masters.

View this post on Instagram

Final Scale Fem. #kvragames

A post shared by KVRA GAMES (@kvragames) on

Caso você queira competir ainda esse ano, pode se inscrever na edição de Belo Horizonte, que vai acontecer nos dias 5 e 6 de Outubro, ou na edição de São Paulo, em 23 e 24 de Novembro.

5 – Chicks and Barbells

O Chicks and Barbells é outro campeonato de CrossFit que acontece em várias edições pelo país, a diferença é que esse é SÓ PARA ELAS! O evento já tem 5 anos de história e acontece sempre em duplas nas categorias Scaled, Intermediário e RX.

https://www.instagram.com/p/B0JTjNUgmJL/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

A data da competição varia de acordo com a edição que você decidir participar.

6 – Beach Games

O nome já diz tudo: é um dos campeonatos de CrossFit que acontece na praia! Diferente das arenas, essa localização abre possibilidades para provas super diferentes das que você já está acostumado, sem falar no cenário incrível, né?!

O Beach Games normalmente acontece no fim do ano, em Dezembro, para aproveitar o melhor (ou pior?) clima possível: com muito sol e calor!

7 – Torneio Crossfit Brasil (TCB)

Campeonato mais tradicional de condicionamento físico do país, o TCB acontece desde 2010 e é também o evento com a maior premiação e com as maiores cotas de patrocínio. Ele dura cerca de quatro dias e abrange as categorias Elite, Teen, Master (35-39, 40-44, 45+), ambos feminino e masculino, além da categoria em equipes (2 homens e 2 mulheres).

Para participar, você precisa passar por alguma das seletivas que acontecem pelo Brasil. Em 2019, as cidades que receberam as seletivas foram: Fortaleza, Brasília, Vinhedo, Rio de Janeiro, Tubarão e Pindamonhangaba.
A edição de 2019 já acabou e ainda não há data para as seletivas de 2020, mas normalmente acontecem entre Junho e Julho.

8 – CrossFit Weekend Wars

Agora estamos começando a brincar sério! Esse tem o selo “Licensed CrossFit Event”, ou seja, é um evento licenciado e a equipe vencedora da categoria RX (quarteto) ganha vaga direta para o Brazil CrossFit Championship!

Brilhou os olhos, né?! Então saiba que ainda dá tempo de participar, mas tem que correr para se inscrever: o campeonato vai acontecer nos dias 5 e 6 de Outubro de 2019, em São Paulo.

9 – Brazil CrossFit Championship (BCC)

O Brazil CrossFit Championship é evento sancionado pela CrossFit e vale vaga para Reebok CrossFit Games: simples assim!

https://www.instagram.com/p/B0TfxBrAGai/

Em 2020, o BCC vai acontecer de 6 a 8 de Março, em São Paulo, nas categorias Individual Masculino, Individual Feminino e Equipe (2 Masculino, 2 Feminino). Quem ficar no topo do pódio em cada categoria ganha uma vaga para o Games 2020 em Madison, WI, USA.

Qualificar para o BCC não é tarefa fácil: você vai precisar fazer uma inscrição no Brazil CrossFit Championship Online Qualification (BCCOQ) e realizar todos os workouts do Open. Serão convidados apenas os melhores para o BCC 2020, independente do seu país de origem, ou seja, não é um campeonato de CrossFit apenas para brasileiros!

https://www.instagram.com/p/B2mRBSJApDL/

A organização do evento também pode convidar até 6 atletas masculinos e femininos diretamente para o evento principal do BCC, isso inclui a vaga premiada do CrossFit Weekend Wars e possíveis convidados especiais.

10 – OPEN

O aberto de CrossFit é aquele momento do ano para o qual todos os atletas querem estar preparados: é o maior campeonato de CrossFit de todos! A competição é totalmente online e acontece durante 5 semanas, com um WOD anunciado a cada quinta-feira e com prazo até a segunda-feira seguinte para fazer a prova, gravar e submeter o resultado.

Ao final de todas as provas, os 20 melhores atletas RX são convidados para o Games, além do campeão nacional de cada país. Se o campeão nacional estiver entre os 20 melhores, o segundo lugar na lista será chamado.

Além de ser caminho para o Games, esse ano o Open vai funcionar como classificatório para outros eventos: Dubai CrossFit Championship, CrossFit Mayhem Classic, CrossFit Strength in Depth, Norwegian CrossFit Championship, Brazil CrossFit Championship, Reykjavík CrossFit Championship, CrossFit French Throwdown.

Não é a toa que movimenta todos os boxes do Brasil e do mundo, né?!

As datas para o Open 2020 são as seguintes:

  • 20.1 – Workout dia 10/10/19 e postagem até 14/10/19
  • 20.2 – Workout dia 17/10/19 e postagem até 21/10/19
  • 20.3 – Workout dia 24/10/19 e postagem até 24/10/19
  • 20.4 – Workout dia 31/10/19 e postagem até 04/11/19

As inscrições já estão abertas! É só clicar aqui, preencher e se preparar!

Bom, que o Crossfit é sobre superação, a gente já sabe, né?! E quer mais superação do que participar de uma competição ultrapassando todos os seus limites? Isso sem falar em todos os benefícios físicos e mentais que só um Campeonato de CrossFit traz!

E você?

Já participou de algum desses campeonatos de CrossFit? Acha que faltou algum aqui na nossa lista? Já está ansioso para seu próximo evento? Deixe sua opinião e sua experiência aqui nos comentários!