Muito se fala sobre a importância do esporte para a qualidade de vida, mas e quando falamos especialmente do crossfit? Quanto uma carga de exercícios intensa é positiva? Listamos aqui os principais benefícios do crossfit para sua mente e corpo!

Modalidades do crossfit

Resultados positivos são alcançados com base em objetivos definidos. Por isso, antes de falar quais os benefícios do crossfit para sua mente e corpo, é importante falar, mesmo resumidamente, sobre as diferentes modalidades de treino. Conhecendo o trabalho corporal que cada modalidade promove, você poderá adequar seu treino à expectativa.

Levantamento de Peso Olímpico (LPO)

Como o nome entrega, a modalidade se baseia em exercícios funcionais que desenvolvem o corpo para aguentar grandes cargas. Trabalha força, explosão e também coordenação motora.

Levantamento Peso Olímpico (LPO)

Ginástica Olímpica

Essa modalidade, em geral, se pauta em exercícios realizados em barras ou argolas, mas pode ser trabalhada sem auxílio de aparelhos, pois usa seu próprio corpo como resistência, por meio de flexões, extensões e movimentos isométricos.

Ginástica Olímpica

Cardio (Condicionamento Metabólico)

A corrida complementa o trabalho de todas as outras modalidades. Com um bom trabalho cardio, você terá mais fôlego e velocidade para mandar ver em qualquer treino. Além de trabalhar a frequência cardíaca, correr torna o corpo mais eficiente e resistente a lesões.

É comum que quem busca fortalecimento corporal dê preferência ao LPO, deixando de lado treinos cardio, enquanto quem busca emagrecimento rápido prefira passar mais tempo correndo do que aumentando massa muscular. Porém, o crossfit explora o potencial do corpo como um todo. Sempre alinhe sua expectativa com seu personal, para que ele recomende treinos com foco no seu objetivo, mas sem negligenciar os benefícios de todas as modalidades.

Benefícios do crossfit para sua mente e corpo

1) Os treinos funcionais visam o desenvolvimento do corpo como um todo

Como falamos acima, o crossfit trabalha o corpo em todos os âmbitos. Ganhando disposição com treinos cardio, força com LPO e flexibilidade com exercícios de ginástica, você explora o potencial do corpo e ganha consciência de tudo que pode fazer.

Com o crossfit, seu corpo capacita:

  • Seu sistema cardiorrespiratório;
  • Seu sistema cardiovascular;
  • Seu metabolismo;
  • Seus músculos;
  • Sua coordenação motora e eixo de equilíbrio;
  • Sua concentração;
  • Sua agilidade.

2) Promove o autoconhecimento

Os exercícios funcionais conectam integralmente mente e corpo. Cada treino traz um novo desafio, cada desafio superado traz o sentimento de satisfação, que é fundamental para ter mais autoconfiança. Você sabe do que é capaz e mais: sabe que pode alcançar o que ainda não realizou.

3) Corpo e mente em equilíbrio

Já é comprovado quanto o bom condicionamento físico influencia no emocional e vice-versa. Mente e corpo em equilíbrio resultam no almejado bem-estar. De repente, você se vê mais concentrado, bem-humorado, com o estresse sob controle e menos suscetível a ansiedade ou depressão. Está ciente e feliz com o próprio potencial, porque o desenvolveu de maneira funcional, ampla.

Benefícios Crossfit para Mente e Corpo

4) O potencial alcançado nos treinos são aproveitados no dia a dia

Os resultados alcançados nos treinos não ficam do estúdio para dentro. O caráter funcional do crossfit torna o esporte útil no dia a dia, pois os exercícios se baseiam em atividades que o corpo faz naturalmente, como pular, puxar, empurrar, correr, agachar ou carregar grandes cargas.

Benefícios Crossfit no Dia a Dia

É claro que, no mundo moderno, perdemos a necessidade de preparar o corpo para grandes esforços, afinal, não precisamos caçar a própria comida ou construir a própria casa. Mas isso não torna os exercícios do crossfit obsoletos: pelo contrário. Eles não deixam que nosso corpo se torne obsoleto, num cenário em que nossa sobrevivência fica cliques de distância.

5) Treinos curtos e de alta intensidade

Por que isso é um benefício? Primeiro porque quanto mais esforço realizado em menos tempo, melhor. Isso libera mais testosterona e GH, que favorece o ganho de massa muscular enquanto queima a gordura em tempo recorde. Sem contar os níveis de cortisol, que são reduzidos por conta desses hormônios. Seu corpo ficará definido muito mais rápido do que apenas com musculação, por exemplo.

6) Melhora na qualidade do sono

Com coração e pulmões funcionando melhor, além do estresse sob controle, você deitará a cabeça no travesseiro em paz. Uma noite mal dormida tira seu corpo do equilíbrio, por mais saudável que esteja, e a respiração é fundamental para a qualidade do sono. Melhorar o seu sono é apenas um dos benefícios do crossfit que você irá perceber em sua vida cotidiana.

7) É a solução para quem não se atrai pela individualidade das academias

É difícil praticar crossfit sozinho. Ele incentiva o diálogo, o contato com outras pessoas, a colaboração. Inclusive, muitos exercícios podem ser realizados em dupla ou em conjunto, o que torna o esporte bem diferente das academias tradicionais. É uma alternativa para quem quer trabalhar o corpo, mas se entedia com a falta de assunto dos aparelhos de musculação.

Crossfit Atividade em Grupo

8) Pode ser praticado para melhorar o desempenho em outros esportes

Musculação versus crossfit é um tema polêmico, mas não precisa ser. O crossfit torna todo o corpo mais potente, o que favorece o desempenho em outros esportes, como alpinismo, camping, ciclismo, surfe… Aliás, não só esportes! Quantos militares, policiais ou bombeiros não teriam um desempenho melhor em suas profissões capacitando o corpo com os exercícios do crossfit? Qualquer atividade que exija eficiência corporal pode ser beneficiado com o crossfit.

9) Pode ser praticado por (quase) qualquer pessoa

O crossfit exige muito do corpo e lesões não são tão incomuns. Por isso, é recomendado que, antes de iniciar a prática, um médico seja consultado para atestar que não há impeditivos. O risco é alto para pessoas com histórico de lesões, por exemplo. No entanto, a funcionalidade dos exercícios (que falamos no item 4) torna o esporte acessível para a maior parte das pessoas, desde que acompanhado por um profissional desde o início.

10) Pode ser praticado em (quase) qualquer lugar

Como muitos exercícios usam o próprio corpo como resistência e se baseiam em atividades corriqueiras (correr, pular…) nada impede que você pratique alguns treinos em casa, na garagem de alguém, no salão de festas do prédio ou num parque, caso esteja viajando a trabalho. Porém, tenha em mente que o crossfit é um esporte coletivo, muito mais dinâmico e favorável para a prática em grupo. A possibilidade de você, eventualmente, fazer alguns treinos sozinho não substitui a importância do estúdio ou box, nem da supervisão de um personal.

Onde Praticar Crossfit?

Pelo contrário, o personal é essencial: verifique com ele quais treinos são mais indicados para praticar sozinho. Um treino inadequado num local inadequado pode resultar em uma lesão bem inconveniente.

Você notou outros benefícios do crossfit para sua mente e corpo? O que o esporte mais proporcionou de positivo a você? Com qual desses benefícios citados você mais concorda? Deixe sua experiência aqui nos comentários!